Sistema MLX Casas de Madeira Cruzada
O sistema MLX – Madeiras lamelada Cruzadas caracteriza-se por utilizar madeiras nórdicas lameladas coladas em X (Casquinha Branca), madeira de baixa densidade, menor quantidade de resina conferindo maior resistência ao ataque de fungos e ótimo comportamento térmico e acústico em todos os elementos construtivos da moradia.
As casas são compostas por elementos de madeira lamelada colada cruzada, no caso das paredes resitentes, vigamento do telhado e todos os elementos estruturais seguem o dimensionamento, segundo EC5.
O sistema construtivo das paredes é feito com pranchas grandes que podem ter a altura total da parede ou no máximo três peças com auto-encaixe “macho-fêmea”, no sentido horizontal, com peças pré cortadas, não necessitando de montantes verticais, sendo necessário na montagem o uso de pregos, parafusos ou outros acessórios.
Na periferia da moradia são utilizadas paredes duplas de 80+80 mm até 120+120 mm e parede simples de 80 ou 120 mm, nos interiores, podendo ser construída na totalidade em parede simples de 80 mm até 120 mm.
A CASANOVAeco dispõe de um departamento técnico, com profissionais habilitados com larga experiência no sector que projetam construções personalizadas, ao gosto do cliente.
Vantagens do sistema MLX
- Alta resistência e durabilidade
- Excelente conforto térmico e acústico, inclusive superando o tijolo, já que é possível a escolha do material que irá revestir as paredes
- Menos entulho de obra e menos desperdício de material, em alguns casos quase inexistentes
- Organização do estaleiro de obra
- Por ser um processo minucioso e preciso possibilita fidelidade orçamental, evitando gastos desnecessários
- Maior facilidade de manutenção, com cortes precisos e pontuais
- A alta precisão do método, rapidez na conclusão e profissionalismo na construção, permitem ao "MLX - Madeiras Cruzadas" fidelidade no orçamento sem a ocorrência de gastos extras e surpresas desagradáveis
Paredes Exteriores
Simples
80 mm
120 mm
Duplas
80 + |§| + 80 = 200 mm
80 + |§| + 120 = 240 mm
120 + |§| + 120 = 280mm
Paredes Interiores
Simples
80 mm
120 mm
Duplas
80 + |§| + 80 = 200mm
80 + |§| + 120 = 240mm
120 + |§| + 120 = 280mm
Construção passo a passo
1. Fundação
O sistema MLX - Madeiras Cruzadas, pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Devido à sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são laje e pilares ou sapatas corridas.
2. Estrutura
Com o esqueleto estrutural montado são aplicadas as placas de OSB, CONTRAPLACADO ou VIROC (conforme projeto), placa estrutural que trava e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados.
3. Paredes
Revestimento externo
Sobre a estrutura das paredes e cobertura entre os isolamentos térmicos e acústico e o revestimento exterior é colocado uma membrana impermeabilizante, que garante a estanquidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da humidade interna das paredes e protegendo-as contra a humidade externa. O "MLX – Madeiras Cruzadas" permite a aplicação de diversos revestimentos externos como revestimento em madeira, argamassas, cerâmico, cortiça entre outros.
Revestimento interno
O fechamento interno é realizado com chapas de Pladur (gesso cartonado), ou outro qualquer definido em projeto, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento. Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso de placas reforçadas. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços estruturais existentes por trás.
4. Base Seca
As placas referidas e escolhidas em projeto devem sempre ser a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos a ser instalado sobre um vigamento metálico ou em madeira, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência. Desta forma garante a resistência e permite a aplicação de diversos revestimentos como carpetes, pisos vinílicos, laminados de madeira, soalhos, tábuas corridas entre outros.
5. Instalações elétricas e hidráulicas
Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema "MLX – Madeiras Cruzadas" as paredes funcionam como secções visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.
6. Isolamentos
O "MLX – Madeiras Cruzadas" apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento dependendo sempres se usado em paredes ou coberturas que podem ser instalados com as mais variadas espessuras nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.
7. Esquadrias
As instalações de portas e janelas no "MLX – Madeiras Cruzadas" podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.
8. Coberturas e Telhados
As placas referidas e escolhidas em projeto devem sempre ser a melhor opção para compor a estrutura de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações.