Construções em Madeira

Sistema MLC Casas de Madeira Lamelada

O sistema MLC – Madeiras lamelada Coladas caracteriza-se por utilizar madeiras nórdicas lameladas (Casquinha Branca), madeira de baixa densidade, menor quantidade de resina conferindo maior resistência ao ataque de fungos e ótimo comportamento térmico e acústico em todos os elementos construtivos da moradia.

As casas são compostas por elementos de madeira lamelada colada, no caso dos montantes, vigamento do telhado e todos os elementos estruturais seguem o dimensionamento, segundo EC5.

O sistema construtivo das paredes é feito com pranchas com auto-encaixe" macho-fêmea" , no sentido horizontal, com peças pré cortadas, complementadas pelos montantes verticais, não necessitando na montagem do uso de pregos, parafusos ou outros acessórios. Na periferia da moradia são utilizadas paredes duplas de 80+80 mm até 120+120 mm e parede simples de 80 ou 120 mm, nos interiores, podendo ser construída na totalidade em parede simples de 80 mm até 120 mm.

A CASANOVAeco dispõe de um departamento técnico, com profissionais habilitados com larga experiência no sector que projetam construções personalizadas, ao gosto do cliente.

Vantagens do sistema MLC

  • Alta resistência e durabilidade
  • Excelente conforto térmico e acústico, inclusive superando o tijolo, já que é possível a escolha do material que irá revestir as paredes
  • Menos entulho de obra e menos desperdício de material, em alguns casos quase inexistentes
  • Organização do estaleiro de obra
  • Por ser um processo minucioso e preciso possibilita fidelidade orçamental, evitando gastos desnecessários
  • Maior facilidade de manutenção, com cortes precisos e pontuais
  • A alta precisão do método, rapidez na conclusão e profissionalismo na construção, permitem ao "MLC - Madeiras" fidelidade no orçamento sem a ocorrência de gastos extras e surpresas desagradáveis

Paredes Exteriores

MLC Paredes Exteriores

Simples

80 mm
120 mm

Duplas

80 + |§| + 80 = 200 mm
80 + |§| + 120 = 240 mm
120 + |§| + 80 = 240 mm
120 + |§| + 120 = 280mm

Paredes Interiores

MLC Paredes Interiores

Simples

80 mm
120 mm

Duplas

80 + |§| + 80 = 200mm
80 + |§| + 120 = 240mm
120 + |§| + 120 = 280mm

Construção passo a passo

1. Fundação

O "MLC - Madeiras" pode ser feito com qualquer tipo de fundação. Devido à sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são laje e pilares ou sapatas corridas.

2. Estrutura

Com o esqueleto estrutural montado são aplicadas as placas de OSB, CONTRAPLACADO ou VIROC (conforme projeto), placa estrutural que trava e veda a estrutura de paredes entrepisos e telhados.

3. Paredes

Revestimento externo
Sobre a estrutura das paredes e cobertura entre os isolamentos térmicos e acústico e o revestimento exterior é colocado uma membrana impermeabilizante, que garante a estanquidade e a adequada ventilação das paredes, permitindo a saída da humidade interna das paredes e protegendo-as contra a humidade externa. O "MLC - Madeiras" permite a aplicação de diversos revestimentos externos como revestimento em madeira, argamassas, cerâmico, cortiça entre outros.

Revestimento interno
O fechamento interno é realizado com chapas de Pladur (gesso cartonado), ou outro qualquer definido em projeto, que proporcionam uma superfície lisa e pronta para receber acabamento. Para paredes que receberão armários ou peças suspensas, recomenda-se o uso de placas de reforçadas. Esta aplicação tem como vantagem a liberdade do usuário aplicar armários ou peças suspensas em qualquer ponto da parede, sem a necessidade de prever o mapeamento dos reforços estruturais existentes por trás.

4. Base ou Lajes Secas

As placas referidas e escolhidas em projeto devem sempre ser a melhor opção para execução de lajes, plataformas de pisos e mezaninos a ser instalado sobre um vigamento metálico ou em madeira, projetada para suportar grandes cargas e vencer maiores vãos livres, resultando em uma estrutura leve e de alta resistência. Desta forma garante a resistência e permite a aplicação de diversos revestimentos como carpetes, pisos vinílicos, laminados de madeira, soalhos, tábuas corridas entre outros.

5. Instalações elétricas e hidráulicas

Podem ser idênticas às que são utilizadas na construção convencional. A vantagem é que no Sistema "MLC - Madeiras" as paredes funcionam como secções visíveis, facilitando a execução e manutenção das instalações.

6. Isolamentos

O "MLC - Madeiras" apresenta um ótimo conforto térmico e acústico. Além disso, permite a utilização de diversos tipos de isolamento dependendo sempres se usado em paredes ou coberturas que podem ser instalados com as mais variadas espessuras nas paredes internas e externas, forro e telhados de acordo com a necessidade do projeto.

7. Esquadrias

As instalações de portas e janelas no "MLC - Madeiras" podem ser executadas de maneira similar ao Sistema Convencional, com espuma de poliuretano ou com parafusos.

8. Coberturas e Telhados

As placas referidas e escolhidas em projeto devem sempre ser a melhor opção para compor a estrutura de telhados e coberturas. As placas em conjunto com os perfis asseguram a resistência à ação de ventos e melhoram o conforto térmico e acústico das edificações.