Sistema LCF Light Concrete Framing
O sistema LCF – Light Concreto Framing consiste em concretos leves podem ser concreto agregado leve, concreto espumado ou concreto aerado autoclavado (AAC). Blocos de concreto leves são frequentemente usados na construção de casas.
Concreto agregado leve
O concreto agregado leve pode ser produzido usando uma variedade de agregados leves. Agregados leves são originários de:
• Materiais naturais, como pedra-pomes vulcânica.
• O tratamento térmico de matérias-primas naturais como argila, ardósia ou xisto, ou seja, Leca.
• Fabricação a partir de subprodutos industriais, como cinzas volantes, ou seja, Lytag.
• Processamento de subprodutos industriais, como laje expandida peletizada, ou seja, Pellite.
As propriedades necessárias do concreto leve terão influência no melhor tipo de agregado leve a ser usado. Se houver pouca exigência estrutural, mas altas propriedades de isolamento térmico, um agregado leve e fraco pode ser usado. Isso resultará em concreto de resistência relativamente baixa.
Concreto espumado
O concreto espumado é um material altamente viável e de baixa densidade, que pode incorporar até 75% de ar arrastado. Geralmente é autonivelante, autocompactável e pode ser bombeado. O concreto espumado é ideal para preencher vazios redundantes, como tanques de combustível em desuso, sistemas de esgoto, tubulações e bueiros - principalmente onde o acesso é difícil. É um meio reconhecido para o restabelecimento de valas temporárias nas estradas. Boas propriedades de isolamento térmico tornam o concreto espumado também adequado para betonilhas, preenchendo espaços vazios e isolamento em telhados planos de concreto.
Betão estrutural leve
Concretos agregados leves podem ser usados para aplicações estruturais, com resistência equivalente ao concreto com peso normal.
O benefício do uso de concreto agregado leve incluem:
• Redução de cargas mortas, economizando em fundações e reforços.
• Propriedades térmicas aprimoradas.
• Maior resistência ao fogo.
• Economias no transporte e manuseio de unidades pré-fabricadas no local.
• Redução de cofragem e sustentação.
O módulo elástico dos concretos leves é menor que o peso normal equivalente à resistência, mas quando se considera a deflexão de uma laje ou viga, isso é neutralizado pelo peso próprio reduzido.
O projeto básico para concreto leve é abordado no Eurocódigo 2 Parte 1-1, com a seção 11 tendo regras específicas necessárias para concretos agregados leves. O concreto é considerado leve, a densidade não é superior a 2200 kg / m 3 (a densidade do concreto com peso normal é assumida entre 2300 kg / m 3 e 2400 kg / m 3) e uma proporção do agregado deve ter uma densidade de inferior a 2000 kg / m 3. O concreto leve pode ser especificado usando a notação LC para a classe de resistência, por exemplo, LC30 / 33, que denota um concreto leve com uma resistência do cilindro de 30MPa e uma resistência do cubo de 33MPa.
Quanto mais leve o concreto, maiores são as diferenças a serem consideradas nas propriedades do concreto. A resistência à tração, as deformações finais e as forças de cisalhamento são todas inferiores a um concreto de peso normal com a mesma resistência do cilindro. Concretos leves também são menos rígidos que o concreto de resistência normal equivalente. No entanto, isso é atenuado pela redução no peso próprio a ser transportado, de modo que o efeito geral tende a ser uma ligeira redução na profundidade de uma viga ou laje.
A fluência e a contração dos concretos leves são mais altas que as do concreto equivalente normal, e isso deve ser levado em consideração ao projetar a estrutura. A dosagem de concreto leve é normalmente feita por produtores de concreto pré-misturado. Com baixa capacidade de trabalho, o concreto pode ser facilmente colocado por salto ou rampa. Pode-se conseguir bombear concreto leve, mas é preciso tomar cuidado para que a mistura de concreto não se separe. Para misturas bombeáveis, é comum o uso de areia natural, ou seja, não ter um agregado leve para a parte fina da mistura e ter uma alta trabalhabilidade para evitar o atrito e o bloqueio da bomba. Isto é conseguido com o uso de misturas. A vibração excessiva de um concreto leve tende a causar segregação, portanto, o concreto que flui é melhor usado quando deve ser bombeado, pois requer apenas vibração mínima.
Concreto aerado autoclavado (AAC)
AAC foi produzido comercialmente pela primeira vez em 1923 na Suécia. Desde então, os sistemas de construção da AAC, como unidades de alvenaria, painéis e lintéis reforçados de piso / teto e parede, têm sido utilizados em todos os continentes e em todas as condições climáticas. O AAC também pode ser serrado à mão, esculpido e penetrado por pregos, parafusos e fixações.